quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Comunicadores do Jequitinhonha discutem futuro da comunicação em Encontro

O I Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha aconteceu na cidade de Itaobim durante os dias 27 e 28 de janeiro.

O evento, que foi promovido pelo Pólo Jequitinhonha, da UFMG, teve como finalidade discutir a comunicação do Vale e agregar parcerias entre os diversos meios de comunicação.

Durante a manhã dos dois dias, uma mesa de debates foi formada por comunicadores e professores; no primeiro dia o tema discutido foi o "Acesso do público do Vale às diversas mídias".

Durante esse primeiro debate, o assunto que causou as mais acaloradas discussões foi a influência das autoridades políticas nos meios de comunicação da região, já que as empresas de cunho jornalístico enfrentam grande dificuldade para subsistirem com os poucos recursos que o poder privado aplica nos meios de comunicação da região.

Para Tadeu Martins, fundador em 1978, do jornal Geraes, o grande obstáculo enfrentado pelos meios de comunicação do Vale é a conivência desses meios com relação às configurações políticas constituídas.

No segundo dia do evento, o tema do debate foi "A comunicação nos tempos das mídias digitais" discutido e debatido por diversos comunicadores, não apenas da mesa.

Para a funcionária pública Fátima Pimenta, de Capelinha, por exemplo, uma das grandes preocupações do setor é a completa falta de fiscalização às pesquisas e enquetes divulgadas nos blogs e sites.

Além das duas mesas de debate entre os comunicadores do Vale e professores, o Encontro também ofereceu aos participantes 6 oficinas, nas áreas de Radiojornalismo, de Comunicação para mobilização social, de Redação jornalística, de Mídia tática, de Mídias sociais e comunicação e de Audiovisual para a web.

De acordo com o coordenador do evento e professor do departamento de Comunicação Social da UFMG Márcio Simeone, a principal motivação para o evento é a interação, cada vez maior, entre os diversos meios de comunicação que vêm surgindo no Vale. "Nos últimos anos, vem sendo o registrado o surgimento de diversas mídias no Jequitinhonha. O Encontro foi realizado para discutirmos e aprendermos mais sobre esses diversos meios", ressalta.

Eric Renan, 26 anos, participante de Coronel Murta, considerou o evento uma possibilidade de contribuir para a integração dos meios de comunicação na região. "Aqui temos a possibilidade de unificar nossa luta, reivindicando causas importantes para o Vale", completou Renan, que participou da oficina de Comunicação para mobilização social.

O saldo final foi muito positivo. O I Encontro de Comunicadores do Vale contou com a presença de cerca de 120 participantes, representando 31 cidades.

Hélio de Silva e Souza
Capelinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário